MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS EM APOIO À COMISSÃO DA VERDADE DEMOCRACIA DE VERDADE

(Clique no balão à direita, para assinar o manifesto)
MANIFESTO DE ARTISTAS  E INTELECTUAIS EM APOIO À COMISSÃO DA VERDADE
As oportunidades da vida nos levaram ao caminho da arte, da música e do espetáculo e, ao seguirmos esses passos, nos transformamos não apenas em artistas e intelectuais, mas em militantes da liberdade, já que temos a possibilidade de expressar nossas ideias e nossos sonhos na linguagem da arte e do conhecimento.

A democracia não nos foi dada, ela foi conquistada por uma geração que não se calou diante da opressão. A experiência vivenciada naquele período de repressão marcou vidas e foi capaz de mudar a história, mas ainda não podemos celebrar a democracia se não tivermos pleno conhecimento das violações cometidas nesse passado tão recente.

O que nos move nesse momento é a esperança de que os parlamentares possibilitem a atual e as futuras gerações o conhecimento desses fatos, para sabermos a verdadeira verdade. Como defensores da livre expressão do pensamento e da democracia, manifestamos ao Congresso Nacional nosso desejo de aprovação do Projeto de Lei 7.376/2010, que cria a Comissão Nacional da Verdade para que essas violações sejam lembradas e conhecidas pelo povo brasileiro, pois essa é a única forma de garantirmos que isso nunca mais aconteça.

Chegou a hora da verdade que o Brasil tanto espera.

Brasília, 20 de setembro de 2011

Beth Carvalho
Alcione
Alceu Valenca
Francis hime
Edu Lobo
Chico Buarque
Caetano Veloso
Eric Nepomuceno
Nelson Sargento
Marceli Yuca
Noca da portela
Nam chomsky
Tassia Cabmargo
Leticia Sabatela
Marcow winter
Hildegard Angel
Hugo Carvana
Rui Guerra
Sergio Ricardo

Anúncios

20 respostas em “MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS EM APOIO À COMISSÃO DA VERDADE DEMOCRACIA DE VERDADE

  1. Por que o medo de que arquivos sejam abertos e a história do Brasil deste período seja revelada? Por que tanta pressão contrária a esta comissão? Heróis ou benfeitores da pátria escondem arquivos ou até queimam como já ouvi por aí? Escondem corpos? Praticam atentados a bomba contra pessoas inocentes como foi feito no Rio Centro, OAB, bancas de jornais, etc.? Torturam ou estupram pessoas? Aproveitem esta comissão, façam com que realmente ela seja da verdade e da justiça e libertem os militares deste peso que carregam nas costas. E num gesto de grandeza peçam perdão à nação pelo erro histórico que cometeram.

  2. Gostaria que me dissessem, se serão abertos todos os arquivos..não só dos militares mas também dos terroristas, que cometeram crimes horríveis na época. Porque como disseram, por quê ter medo? Queremos saber de toda a verdade, dos dois lados. A ditadura foi cruel, também acho, mas os atos terroristas também foram cruéis. Não posso aceitar dois pesos e duas medidas. Não é a verdade que queremos? Que ela seja total e irrestrita.

    • Zelia de Miranda Correia, os que resistiram heroicamente em luta desigual e quixotesca, ao golpe civil-militar patrocinado por empresários do Brasil e EUA, já foram presos arbitrariamente, condenados sem julgamento e “desaparecidos” após assassinatos e torturas covardes e cruéis. Os que sobreviveram a barbárie, estão por aí trabalhando, dando palestras em universidades, escrevendo livros e sem medo algum desta comissão, simplesmente porque nada tem a esconder ou do que se arrepender. Já com o outro lado a coisa não tem se mostrado assim. O que se diz na imprensa é que além da dificuldade para a abertura, alguns arquivos já teriam até sido queimados. Um destes “temíveis” sobreviventes é hoje a nossa presidente da república. A democracia no Brasil ia muito bem em 1964 e nada justifica os vinte anos de ditadura que foi imposto à nação. Não há torturadores entre nós, não escondemos corpos e tão pouco o que fizemos. Minha esperança é que esta Comissão da Verdade esclareça tudo isto para toda a nação brasileira e que seja resgatada a dignidade destes que resistira e voluntariamente deram suas vidas pelo Brasil.

      • Concordo com o Claudio em gênero, número e grau. A verdade irrestrita é o que o Brasil quer, e é o que vem sendo negado pelos representantes da ditadura ainda na ativa. É uma questão de decência, depois de mais de 20 anos de indecência de Estado, realizar finalmente, a reconcicliação da sociedade brasileira através da justiça agora sim, em igualdade de condições, o estado de direito de todos os cidadãos.

  3. Arquivos dos “terroristas”???? Quanta ma-fe’ disfarçada de ingenuidade!!!! Terroristas foram Garrastazu Medici, Castelo Branco, Costa e Silva, Geisel e demais gorilas e seus servidores (os Fleury, Tuma, politicos como Sarney e outros, os Marinho, Frias, etc) os que rasgaram as leis do pais , instituiram a tortura e o assassinato de oponentes politicos, censuraram, arrocharam e roubaram o povo brasileiro.

    Quem tem interesse no segredo sâo os torturadores da ditadura militar. Os que combatera a ditadura sâo guerrilheiros, herois do povo brasileiro!

  4. Pingback: A COMISSÃO DA VERDADE E A LIÇÃO DE WEIMAR « Cirandeiras

  5. Pingback: A COMISSÃO DA VERDADE E A LIÇÃO DE WEIMAR | Náufrago da Utopia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s