A VITÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA SOBRE O ECAD

Carlos Henrique Machado

Não é raro as regras estabelecidas pelas empresas afetarem mais a sociedade do que as regras criadas pelo Estado. Mas quando o Estado se associa às empresas, como foi o caso do período Collor e, depois, de FHC com o Ecad, foi produzida uma atmosfera de insegurança no mundo musical que desnorteou, principalmente os criadores com pouca visibilidade na mídia.
A partir de Collor e FHC, todo um processo conduzido pelo Ecad foi nos revelando a necessidade de produzir novas formas de organização que pudessem se contrapor a um oceano de pegadinhas que verificamos no mundo do direito autoral imposto pelo Ecad. E a luta para que o feitiço virasse contra o feiticeiro foi árdua e não contou somente com os músicos, uma parcela da população começou a perceber que era também lesada, então aumentaram as reclamações contra o sistema criado por Collor e patenteado por FHC.
Com o esforço de milhares de músicos de diversas épocas, o Estado agora, com a queda da máfia do Ecad, pode restabelecer uma nova ordem, um reordenamento exigido pelos artistas criadores que evidentemente contrasta com o modo tradicional e improvável de funcionamento imposto pelo Ecad.
Assistimos assim, ontem no Senado, à queda de um império que exercia cada vez mais um papel dominante com suas normas privadas que, sobretudo privavam o conhecimento do criador sobre seus direitos, fato que afetava frontalmente a cidadania integral dos brasileiros.
Na verdade o que foi feito ontem em prol não só dos artistas, mas dos cidadãos brasileiros, a derrubada da máfia do Ecad, possibilitará que esta, que é maior das nossas expressões culturais, a música brasileira, permita que nossa vocação generosa estabeleça e aumente a sua capacidade de servir à plenitude da cidadania brasileira.

Anúncios

2 respostas em “A VITÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA SOBRE O ECAD

  1. Feliz também com a nossa vitória, mas ela só será completa se conseguirmos derrubar também a máfia das Sociedades ligadas ao ECAD, que está há anos no poder. A luta continua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s