CADÊ O DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA?

O Brasil virou terra de elaboradores/executores, projetos e instituições culturais. No entanto, os brasileiros estão impossibilitados de identificar o que tem e o que não tem qualidade na nova hegemonia cultural brasileira.

O gestor cultural pós-moderno virou um especialista em produção, porque sabe utilizar todas as ferramentas tecnológicas e burocráticas para fins de si mesmo. É uma nova fórmula de controle social que tem seduzido muitos nos interesses que estão em jogo. Entretanto o grupo dominante, não apresenta em suas recriações, releituras e um monte de princípios dessa unidade hegemônica, algo que configure realmente em qualidade, em novo, em criativo diante do reconhecimento da sociedade brasileira.

Parece que criamos uma espécie de órgão gestor específico para viver de palavrórios da universalização e não vermos à nossa frente a falta de qualidade do que está sendo produzido, pior, o desperdício do que de fato tem qualidade do ponto de vista do conteúdo e da forma.

Isso é um desestímulo à população brasileira que, impossibilitada de ampliar seus horizontes dentro dessa “experimentação cultural” pra lá de especulativa, não se interessa pelo que está sendo produzido apenas para ser usada por hábitos de consumo.

Anúncios

Uma resposta em “CADÊ O DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA?

  1. É pura verdade…como exemplo, é só verificar as programações do verão dos estados e das cidades turisticas brasileiras…infelizmente, a grande maioria das produções são descartáveis, que pena…!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s